Durante visita às obras do Porto Sul na tarde da última quarta-feira (21), o prefeito Mário Alexandre ressaltou os inúmeros benefícios do empreendimento para Ilhéus e toda a Bahia. Acompanhado da deputada estadual Soane Galvão e de secretários, o gestor conferiu de perto os serviços em andamento, que nesta etapa abrangem a construção do acesso do distrito de Itariri ao complexo portuário.
Na oportunidade, o prefeito conversou com a equipe técnica da BAMIN e solicitou celeridade nas obras, visto que se somam ao projeto de requalificação e urbanização da Zona Norte da cidade.
“Mais uma alegria, mais um sonho sendo concretizado. Quero agradecer primeiramente a Deus, ao nosso governador Rui Costa e à BAMIN, que também acreditou nesse projeto de desenvolvimento da Bahia. Aqui teremos a Ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus a outras regiões do país”, ressaltou Mário Alexandre.
O prefeito estendeu os agradecimentos ao ex-governador Jaques Wagner e reiterou que o futuro dirigente estadual, Jerônimo Rodrigues, estará à frente do projeto nos próximos anos. “Agora também temos a deputada Soane Galvão, que vai lutar em prol da nossa região”, completou.
A área que era ocupada pelo aterro do Itariri deu lugar a uma via moderna, reconstruída em parceria com a mineradora. São mais de 700 empregos diretos, com a contratação de 70% de mão de obra local, priorizando a sustentabilidade e a segurança das comunidades que estão à sua volta.
Conforme a BAMIN, o projeto ambiental envolve reflorestamento de Área de Proteção Permanente (APP); além do resgate de aproximadamente 45 mil animais e execução de 23 programas ambientais. Já o projeto social engloba 30 comunidades; 11 programas sociais e mais de 70 mil pessoas envolvidas, com investimento de R$ 33 milhões.
“É uma obra de grande magnitude. Agradeço a Deus e ao nosso governador Rui Costa por toda parceria e apoio. Parabenizo a BAMIN e todos aqueles que acreditam no desenvolvimento econômico e promovem geração de emprego e renda para o nosso povo. Nós temos aqui todos os requisitos que precisamos para garantir o desenvolvimento social, econômico e sustentável da nossa região”, frisou a deputada Soane Galvão.
De acordo com a BAMIN, em 2023, o projeto de solução logística integrada terá o ritmo acelerado, com o início das obras no Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), elevando a Bahia ao lugar de terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil, ficando atrás somente do Pará e Minas Gerais.
A injeção de investimentos da BAMIN para execução do Porto Sul e da FIOL é da ordem de R$ 20 bilhões, recurso que inclui também a operação da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité.
Os equipamentos representam um dos maiores projetos de infraestrutura de transporte do país, com potencial para alavancar também outras cadeias produtivas, como o agronegócio.
A previsão é de que a FIOL Trecho 1 e o Porto Sul estejam prontos em 2026.
Deixe seu comentário