Na manhã da última terça-feira (22) representantes do IBGE estiveram na câmara de vereadores de Ilhéus para reunião em que foram apresentados dados parciais do Censo demográfico que está sendo realizado no município.
O coordenador de área do IBGE do Censo 2022, Ledson Freire Santos relatou a dificuldade que os profissionais estão enfrentando para realizar o Censo Demográfico no município de Ilhéus, principalmente pela dificuldade de acesso devido a distância e falta de transporte para os recenseadores se deslocarem, outro problema é a quantidade de casas fechadas, restrição de segurança e recusas dos moradores em responder o questionário.
Ledson Freire apontou a dificuldade de acesso aos condomínios, visto que muitos proíbem a entrada dos recenseadores. Ele reiterou que o IBGE mantém as informações em alto sigilo e elas são utilizadas apenas para fins de pesquisa. Segundo o órgão, a cidade acumula projeções populacionais decrescentes.
“Faltam 9 dias para o fim do Censo 2022 e até o momento foram recenseadas apenas 141.350 pessoas, diante desse dado é necessário que a gestão municipal dê maior suporte logístico aos recenseadores, disponibilizando transporte, segurança, inclusive mobilizando agentes comunitários de saúde e de zoonoses que podem contribuir no acompanhamento aos recenseadores de maneira a convencer a população sobre a importância de participar do Censo demográfico 2022”, explicou Augustão.
Vale ressaltar que o questionário é simples e leva poucos minutos para ser respondido e quem não responde está prejudicando o município, já que todos os dados levantados servem de base para o Governo Federal e Estadual na destinação de verbas para Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança pública entre outras áreas. De acordo com dados oficiais do último Censo do IBGE, realizado em 2010, o município de Ilhéus possuía uma população de 184.236 e a estimativa em 2021 era de 157.639 pessoas.
Prefeitura adota providências para prestar auxílio necessário ao IBGE no censo demográfico em Ilhéus
Deixe seu comentário