A XV Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus, primeira edição realizada após o período da pandemia da covid-19, aconteceu com sucesso entre os dias 26 e 29 de outubro, no campus da instituição. O coordenador do evento, professor Renato Sofia, destacou a intensa mobilização e participação da comunidade acadêmica na retomada do evento, que possibilita ao aluno ter acesso a conhecimento diferente da sua área. A coordenação da Fenopo contou também com a ação do professor Márcio Barros e a integração dos coordenadores de colegiados dos cursos de graduação.
Sofia enfatiza que a Fenopo contou com cerca de 1.400 inscrições de estudantes e profissionais que participaram de palestras, minicursos, oficinas, além de apresentações de trabalhos científicos. O evento contou também com a presença de segmentos da população, a exemplo dos estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Ilhéus, que foram recebidos na Feira das Profissões, na sexta-feira, e de uma parcela da comunidade que recebeu atendimentos gratuitos no Mutirão da Saúde e Cidadania, ocorrido no sábado.
O professor Renato Sofia ressalta ainda outro aspecto interessante da Fenopo 2022, com relação à intensa mobilização acadêmica, que é o fato de o evento ter proporcionado maior congraçamento, união e acolhimento entre os estudantes da Faculdade de Ilhéus e os estudantes oriundos dos cursos da Faculdade Madre Thaís. As duas instituições iniciaram em janeiro um processo de fusão.
Mais de 300 alunos do ensino médio participaram de exposições sobre os cursos de graduação disponibilizados nas instituições, com orientações sobre grade curricular e o mercado de trabalho. Dentre as escolas presentes, o Colégio Ideal, Colégio São Jorge, Colégio Progresso, Colégio Joana D’Arc e CEEP Chocolate Nelson Schaun.
Outro destaque da XV Fenopo foram as apresentações culturais, com o espaço aberto para os estudantes da casa, através do Festival Fenopo Music, todas as noites, no espaço de convivência montado na área de estacionamento, onde também aconteceram mostra de dança contemporânea da Academia Raiz e shows musicais com os professores Luciana e Geraldo e das bandas Serial Beer e Via de Acesso.
O Mutirão de Saúde e Cidadania, no sábado, das 8 às 13 horas, ocorreu com tranquilidade e contou com uma excelente infraestrutura de serviços montada pelos colegiados dos cursos das áreas de Odontologia, Direito, Psicologia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Nutrição, Gastronomia, Serviço Social, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Administração.
Ao final, a direção da Faculdade de Ilhéus e a coordenação da XV Fenopo agradeceram o apoio recebido das empresas Ariluz, Banco Sicoob, Cedê Tintas, Clínica Popular do Brasil, Cloros, Construlando, Eco Porto, Ferrari Vidros, Lanchonete Boca Nervosa, SOS Ferramentas, Sul Sat, Supermercados Meira, Terceira Via Formaturas e Eventos e Sebrae, que foi fundamental para a realização e sucesso do evento.
Deixe seu comentário