Novo voo Salvador-Valença fortalece turismo na Costa do Dendê


290613MP (55)

As praias da Costa do Dendê ficaram mais próximas de Salvador com a implantação do voo semanal da Passaredo Linhas Aéreas. O voo inaugural Salvador-Valença foi realizado na tarde deste sábado (29) e em apenas 20 minutos os visitantes desembarcaram no município.

As passagens já estão disponíveis no website da companhia e custam a partir de R$ 49. A linha comercial é a primeira do aeroporto de Valença, que foi construído no ano 2000 e só operava com companhias de táxi aéreo e voos particulares.

Os empresários do ramo hoteleiro, comerciantes e moradores estão otimistas. “ Acreditamos que esse voo possibilite o aumento no número de visitantes na região. Esse é um antigo desejo nosso, principalmente para nós de Guaibim, porque haverá uum aumento na demanda, o turismo vai se desenvolver e a nossa economia ficará mais forte”, afirmou o empresário José Maria Avelar.

De acordo com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, a realização de voos regulares para Valença só foi possível graças à redução da base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), concedida pelo Governo à Passaredo, nas aquisições de Querosene de Aviação (QAV) para abastecimento das aeronaves da companhia.

Os investimentos na aviação regional em Valença também só foram possíveis após as obras de recuperação desenvolvidas pela Secretaria de Infraestrutura . O aeroporto, que só operava com companhias de táxi aéreo e voos particulares, agora pode receber voos de aviões de grande porte. “Para nós esse investimentos são significativos. Aqui, tínhamos aeroporto, mas faltavam voos e o empenho do governo foi vital para que a Passaredo viesse operar na nossa cidade e até atrair outras companhias”, disse a prefeita de Valença, Jucélia Almeida.