A participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ato que aconteceu em Salvador, na Bahia, neste sábado, 2, rendeu assunto nas redes sociais por um motivo inusitado. Ao postar uma foto da multidão que compareceu no local, seguidores notaram uma sobreposição na qual algumas pessoas aparecem mais de uma vez na imagem. No Twitter, a tag “Gêmeos do Lula” foi parar nos assuntos mais comentados e muitos seguidores começaram a dizer que a imagem foi manipulada para dar a sensação que compareceram mais pessoas do que realmente tinha no local.
O autor da foto, Ricardo Stuckert, esclareceu ao G1 que houve um problema técnico. A foto panorâmica foi feita com drone. “Eu fiz nove fotos para pegar o ângulo todo. E aí o que que acontece? Quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo. O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram. Foi uma sobreposição”, diz.
Ele se defende das acusações de manipulação. “Imagina se eu for fazer Photoshop. Jamais, nunca na vida. Tem a outra foto que não é panorâmica, que é uma foto só, no mesmo ângulo, na mesma hora. Se fosse pra falar que tem Photoshop ou qualquer coisa, tem o vídeo que é também na mesma hora onde o drone estava. Não tem absolutamente nada de Photoshop”, diz.
Deixe seu comentário