Após duas semanas de Lockdown na Polícia Civil realizado sempre às quintas-feiras, a Juíza de Direito Marielza Maués Pinheiro Lima determinou que o Governo do Estado da Bahia, através de seus órgãos competentes, se reúna a cada 30 dias com os Policiais Civis para discutir as reivindicações da categoria e apresentar proposta, a fim de resolver o impasse no que tange ao salário de nível superior da categoria, dentre outros pontos.
Neste contexto, vale ressaltar que o executivo estadual, até então, agia com intransigência e resistia sequer para abrir um diálogo. A Decisão sensata e equilibrada da magistrada, renova a esperança dos Policiais Civis da Bahia, já que doravante o Governo terá que negociar.
Para o presidente do SINDPOC e integrante do Movimento Junto Somos Mais Fortes, Eustácio Lopes, a decisão é mais uma conquista da categoria que tem demonstrado união, consciência de classe e assumiu a luta participando das ações promovidas pelas entidades sindicais.
“Apesar das várias tentativas de diálogo ao longo dos últimos dois anos, o Governo nunca quis conversar. Agora, após a decisão judicial determinando que o Estado a cada 30 dias discuta as reinvindicações da categoria, o Governo não poderá mais eximir-se da sua responsabilidade de negociar a principal pauta que é a valorização dos trabalhadores da Segurança Pública dos Estado da Bahia”, afirmou Lopes.
Entenda o caso
Os Policiais Civis da Bahia tem reivindicado o que está previsto na Lei Orgânica da Policia Civil, nº 11.370/2009, artigo 46, parágrafo 1º, o salário de nível superior, algo que infelizmente não tem sido cumprido, fato esse que tem motivado os Peritos Técnicos, Investigadores e Escrivães a se mobilizarem para que a justa reivindicação seja atendida.
Com o objetivo de chamar atenção da sociedade e sensibilizar o Governo, o Movimento Juntos Somos Mais Fortes, que é um coletivo composto por entidades que representam os Policiais Civis da Bahia, tem realizado protestos, caminhadas, Lockdown semanal e a chamada Operação Padrão.
Por fim, no último dia 10 foi realizada uma caminhada do Campo Grande à Piedade, em Salvador, ato este que reuniu quase dois mil policiais, com a participação de várias caravanas de todo interior da Bahia e região metropolitana de Salvador, com ampla cobertura da imprensa baiana e nacional.
Informações da ASCOM – SINDPOC
Deixe seu comentário