Bahia : Rastreamento do câncer de mama deve atender mais de 22 mil mulheres


Moradora de Ilhéus, Zenilda Santana, 60 anos, foi uma das cerca de 100 mil mulheres atendidas pelo Programa Estadual do Rastreamento Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, ação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Em Ilhéus, as atividades começaram sábado (15), no CAE 3, centro da cidade, e prosseguem até o dia 28. “Já havia muito tempo que não fazia mamografia. Esta é uma ótima oportunidade para realizar esse exame”, afirmou Zenilda.

A previsão é que em Ilhéus sejam atendidas 22.500 mulheres. O público- alvo é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais acometida pelo câncer de mama. Na região sul da Bahia, a ação já está marcada para os municípios de Canavieiras (1º a 17 de julho), Una (1º a 17 de julho), Mascote (20 de julho a 2 de agosto), Uruçuca (20 de julho a 6 de agosto), Arataca (5 a 13 de agosto) e Santa Luzia (9 a 20 de agosto).

Além das mamografias para as pacientes que apresentarem suspeitas, serão feitos exames para diagnosticar a doença. A realização do tratamento também será garantida em unidades de alta complexidade em oncologia, através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, que participou do evento que marcou o início das atividades em Ilhéus, a ideia é que até o final de 2014 a ação chegue a todas as regiões da Bahia. “O mamógrafo é um equipamento que não está presente em todos os municípios, e mesmo em Ilhéus, que já dispõe do equipamento, nem sempre as mulheres estão alertas para fazer esse tipo de rastreamento”.

“A detecção precoce faz com que a mulher corra menos risco, tenha melhor qualidade de vida e não tenha a necessidade de retirar a mama”, disse a médica Ledívia Espinheira, secretária de Saúde de Ilhéus.