Itabuna dá um grande passo na conservação ambiental e nas melhorias das condições de saúde da população com a destinação dos resíduos sólidos domiciliares e hospitalares para um aterro sanitário, certificado pelos órgãos ambientais no quilômetro 21, da Rodovia Jorge Amado, Ilhéus – Itabuna.
Na manhã desta segunda-feira, dia 3, o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou a Ordem de Serviço que autoriza a Central de Valorização de Resíduos (CVR) Costa do Cacau atender a demanda de tratamento, valorização e disposição final dos resíduos, em cumprimento à Lei nº 14.026, de julho do ano passado, a Lei do Marco do Saneamento Básico, que estabelece prazo para o fim dos lixões no país. A partir de terça-feira, os caminhões compactadores já descartam os resíduos em novo local.
Em Itabuna, o atual lixão funciona há cerca de 40 anos em terreno nas proximidades do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas que atuam no local, além da população em geral.
O prefeito Augusto Castro destacou os avanços que representam para Itabuna a correta destinação dos resíduos sólidos em aterro sanitário certificado pelos órgãos ambientais.
“Para a cidade é um salto de qualidade porque dessa forma estamos cuidando da saúde das pessoas e do meio ambiente”, afirmou.
Augusto lembrou que a maioria dos municípios regionais enfrenta muitas dificuldades para cumprir a Lei do Marco do Saneamento Básico, que estabelece prazo para o fim dos lixões no país. “Mas, certamente, com a criação de consórcios vamos conseguir dar um grande passo, principalmente contando com o apoio do Governo do Estado que se mobiliza neste sentido”, expressou.
O prefeito afirmou que por meio de ação integrada as pessoas que trabalham no lixão, em processo de desativação, serão redirecionadas para associação ou cooperativa de reciclagem. “Com o apoio da Defensoria Pública da Bahia, as secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, de Infraestrutura e Urbanismo e de Planejamento vão atuar conjuntamente na melhoria da qualidade de vida das famílias”, disse.
Além de atender à legislação, o prefeito de Itabuna determinou integral atenção às famílias que trabalham e até residem no lixão em situação degradante. “Vamos ter um olhar especial para essa gente que diariamente busca o sustento e de suas famílias se expondo a riscos para sua saúde. Temos que encontrar uma solução definitiva de sua reinserção no mercado de trabalho, educação de seus filhos e que tenham uma vida digna”, expressa Augusto.
Através de uma parceria com o município, pelos próximos seis meses, a CVR Costa do Cacau vai conceder um auxílio financeiro no valor R$ 700,00 por mês para 100 famílias que moram ou trabalham no lixão. Elas foram cadastradas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-BA). Por meio de parceria com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, elas também vão receber aluguel social e cestas básicas através da Prefeitura de Itabuna.
Além disso, vão participar de um projeto de inclusão social e capacitação profissional, que inclui ações como a criação da Associação de Catadores e sua inclusão nos programas sociais da Secretaria de Promoção Social e instituição da Coleta Seletiva no Município, com a instalação de 10 ecopontos para captação de materiais recicláveis e construção de unidade de reciclagem, explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr.
“O prefeito Augusto Castro está de parabéns pela decisão de contratação do aterro sanitário e selagem do atual lixão que só trouxe problemas à cidade”, concluiu Almir.
Deixe seu comentário