Trabalhadores em educação de Ilhéus voltam a discutir campanha salarial


Campanha 1

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus estarão realizando uma nova assembleia nesta sexta-feira (24), às 09h30min, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), para discutir sobre a Campanha Salarial 2013, que até o momento não foi firmado o acordo entre Prefeitura e servidores municipais. A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, alerta para a importância da participação da categoria nesta assembleia, onde serão discutidos pontos como o pagamento do piso nacional para os professores, reajustes salarial dos profissionais não docentes e vários outros direitos dos trabalhadores em educação.

De acordo com Enilda Mendonça, dos cinco municípios sob a jurisdição da Delegacia Sindical Costa do Cacau, somente Ilhéus ainda não assinou o acordo com a categoria para o pagamento do piso nacional. A demora no fechamento do acordo para o pagamento do piso nacional, segundo explica a presidente da APPI, pode trazer prejuízos para o município, já que a data base da categoria é no dia 1º de janeiro, o que significa dizer que o reajuste deve ser retroativo a esta data.

A presidente da APPI citou como exemplo o município de Uruçuca, onde desde o mês de fevereiro já vem sendo pago o piso nacional de 7,97% dos professores e já foram quitados, já em janeiro, todos salários atrasados do mês de dezembro deixados pela gestão anterior. Em Itacaré o prefeito Jarbas Barros concedeu o reajuste salarial de 10% para os profissionais docentes, um índice de aumento superior ao piso nacional da categoria. Nos municípios de Una e Canavieiras, também sob a jurisdição da Delegacia Sindical Costa do Cacau, já vem sendo pago o piso nacional.

Enilda Mendonça informou que em 03 de janeiro desse ano, logo após a posse do atual prefeito, a APPI solicitou, através de ofício, uma audiência com o governo municipal para discutir a pauta da campanha salarial. Somente meses depois o governo sinalizou para iniciar as discussões, mas várias as audiências marcadas foram adiadas. A primeira audiência foi realizada no mês passado. A APPI alerta ao governo que a data base da categoria é no dia 01 de janeiro, daí a necessidade de discutir, em caráter de urgência, os itens da pauta da Campanha Salarial 2013. A expectativa da categoria é que agora o governo municipal dê mais celeridades às discussões, cumprindo a legislação e assegurando os direitos dos trabalhadores em educação.