O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu na manhã de hoje o presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), Naomar de Almeida Filho, a vice-coordenadora, professora Joana Vasconcelos, além da secretária municipal de Administração, Mariana Alcântara. Na oportunidade lhe foram apresentados os detalhes do projeto como a definição de local para a reitoria, salas para aulas e a nomeação para formação do corpo docente e das equipes técnico-administrativa.
O presidente da comissão explicou ao prefeito que de acordo com a estrutura padrão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a equipe central será formada por sete cargos de pró-reitoria e assessoria geral, três diretorias gerais e um decano com oito decanatos, além de diretorias dentro da pró-reitoria que somam 30 cargos.
O processo será através de chamada pública das pessoas que se interessarem pelos cargos, diferente da seleção da equipe técnico-administrativa que será por meio de concurso público, destinado a servidores públicos federais. O professor Naomar Almeida Filho adiantou que a primeira chamada será feita ainda neste ano.
Com relação aos locais para a implantação da reitoria e do campus em Itabuna, os integrantes da comissão visitaram algumas áreas logo após o encontro com o prefeito, mas ainda não se definiram pelo local onde a Universidade funcionará. “É só uma questão de dias para que seja anunciado”, garantiu Naomar Almeida Filho.
O professor Naomar se disse bastante animado com a agilidade com que o processo vem sendo conduzido em Itabuna desde as primeiras audiências. Lembra também que o projeto foi primeiro a ser aprovado pelo Congresso Nacional e é o único que tem Plano Orientador elaborado, o que, segundo ele, demonstra motivação, emprenho e interesse tanto da comissão quanto da comunidade regional.
“O projeto vem sendo conduzido de forma democrática e participativa e não foi projetado de cima para baixo, o que é um bom começo”, afirmou. Naomar disse ainda que a única dificuldade é que o projeto é novo e está sendo montado a partir da raiz, ou seja, desde a estrutura física até a integração dos recursos humanos, mas está bastante avançado.
O prefeito Claudevane Leite também se sente feliz com o avanço do projeto que preencheu todos os requisitos necessários para sua efetivação. Segundo Vane com a implantação da UFESBA, Itabuna se consolida definitivamente como um importante pólo regional não apenas pela oferta de novos cursos superiores, mas pelo desenvolvimento socioeconômico que o empreendimento trará ao Sul Bahia. “Por natureza Itabuna é uma cidade líder que se projeta por toda a comunidade regional”.
A nova universidade começará suas atividades já no próximo ano. Quando chegar a seu pleno funcionamento, em 2020, ofertará 30 cursos de graduação. A UFSBA também terá campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
Deixe seu comentário