Deputada e vereador solicitam obras e serviços para a zona rural de Ilhéus


Otto, Valmir e Ângela Sousa

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e o vereador Valmir Freitas (PT) se reuniram nesta terça-feira (7) com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, para solicitar obras e investimentos para os distritos e povoados de Ilhéus. Na lista de obras solicitadas está a recuperação total da estrada que dá acesso ao distrito de Banco Central, ligando a localidade à BR-101, próximo ao Posto Santo Antônio. A deputada e o vereador explicaram que a situação da estrada é critica, dificultando o acesso dos moradores e o escoamento da produção, daí a necessidade de se realizar de imediato as obras de recuperação do acesso a um dos maiores distritos de Ilhéus.

Outra reivindicação da deputada estadual Ângela Sousa e do vereador Valmir Freitas ao secretário Otto Alencar foi o da instalação de uma torre de telefonia móvel para os distritos de Banco Central e Pimenteira. O secretário informou que já estará autorizando a realização dos estudos para que esses benefícios da telefonia possam chegar também aos locais solicitados. Nos próximos já estará em pleno funcionamento o sinal de telefonia móvel no distrito de Inema, fruto de uma solicitação de Ângela Sousa e de Valmir Freitas. O sinal escolhido foi o da operadora Vivo e o serviço permitirá uma maior interação da comunidade.

Considerando a necessidade dos serviços e a dificuldade de comunicação dos moradores do interior, a deputada estadual Ângela Sousa e o vereador Valmir Freitas solicitaram, no início ao ano passado, através de ofício, a implantação dessa torre de telefonia móvel no distrito de Inema, com o objetivo de garantir a inclusão dos moradores, possibilitar o acesso a uma rede de serviços e mais oportunidades e facilidades, além de contribuir com o desenvolvimento do local. E o serviço já está sendo implantado. A proposta é levar para as comunidades da zona rural um serviço de comunicação mais eficiente e rápido, além de garantir o acesso à informação e aproximar cada vez mais o campo da cidade.

A deputada estadual Ângela Sousa explica que para muitas pessoas esse parece ser um serviço simples, mas para essas comunidades da zona rural que serão atendidas significa a oportunidade de se comunicar com o mundo, garantindo mais segurança, comodidade e desenvolvimento. O acesso a esse serviço de telefonia móvel, além de aproximar as pessoas e garantir mais segurança, visa possibilitar uma comunicação e uma integração maior entre os distritos e os centros urbanos, principalmente nesses locais de difícil acesso e mais distantes, como é o caso de Inema, Pimenteira e Banco Central, como também vai facilitar a vida dessas famílias que muitas vezes não podem vir até a cidade.