
A iluminação da Ponte Jorge Amado e dos acessos viários sul e norte, em Ilhéus, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA). A informação contrata com o discurso recente do deputado estadual Pedro Tavares (UB), que, durante sessão na Assembleia Legislativa, cobrou do Governo do Estado a recuperação da iluminação da estrutura.
Em seu pronunciamento, Tavares sugeriu que o Estado transferisse ao município a manutenção dos equipamentos. No entanto, a Seinfra-BA esclarece que, desde agosto de 2023, a gestão da iluminação já está sob responsabilidade da Prefeitura de Ilhéus. Questionada pelo Blog Pimenta, a pasta estadual afirmou que o município assumiu junto à Neoenergia Coelba a titularidade dos três contratos de fornecimento de energia da ponte e dos acessos viários, ficando, portanto, encarregado da manutenção.
Apesar disso, a conservação da rodovia – mesmo no trecho urbano – continua sob responsabilidade do Estado. A Seinfra-BA destacou ainda que autorizou a Prefeitura a construir um novo acesso da BA-001 para a via marginal sentido sul (Avenida Ruy Carvalho). “Foi emitida uma carta anuência pelo órgão responsável pelas rodovias estaduais para a prefeitura local executar a obra”, informou a secretaria em nota.
Enquanto o debate sobre as responsabilidades segue, a população aguarda solução para a iluminação da ponte, um dos principais cartões-postais de Ilhéus.
Deixe seu comentário