Vereadores da base de Jerônimo prestigiam evento de ACM Neto em Ilhéus e evidenciam tensão política na Bahia


Por Jamesson Araújo

Cena que simboliza a disputa na BA: vereadores de partidos aliados do PT aparecem em evento de ACM Neto em Ilhéus.

A visita do líder nacional do União Brasil e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, a Ilhéus nesta semana revelou um movimento político significativo: a presença de vereadores filiados a partidos que compõem a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O evento, organizado pelo prefeito Valderico Júnior (União Brasil), reuniu 14 dos 21 vereadores da cidade, incluindo cinco parlamentares de legendas alinhadas ao petista.

Entre os presentes estavam Odailson Pequeno (Podemos), Rubia Carvalho e Nascimento Júnior (AGIR), Gurita (PSD) e Márcio Bodão (Avante). A participação desses vereadores no ato de ACM Neto chamou atenção e foi interpretada como um sinal de que o PT, embora avance sobre aliados de ACM em outras regiões, ainda enfrenta desafios para consolidar sua influência no sul do estado.

O presidente da Câmara de Ilhéus, Cesar Porto (PP), também esteve presente no evento e demonstrou total alinhamento político com o prefeito Valderico Júnior.

A viagem de ACM Neto ao interior baiano, especialmente ao sul, é vista como uma resposta à expansão petista sobre prefeitos que antes integravam sua rede de apoio. O cacique do União Brasil tem se movimentado para frear a erosão de sua base e reforçar alianças estratégicas, como a com o prefeito Valderico, que demonstrou força ao reunir a maioria da Câmara Municipal em seu evento.

O cenário reforça a polarização entre PT e União Brasil na Bahia, ao mesmo tempo que expõe fissuras nas bases municipais. Enquanto Jerônimo busca ampliar sua influência, ACM Neto trabalha para manter seus redutos e atrair até mesmo vereadores que, em tese, deveriam estar alinhados com o governo estadual. A disputa pelo interior baiano promete acirrar-se ainda mais nos próximos meses, em um prenúncio do embate que definirá a sucessão estadual em 2026.