Ex-presidente Fernando Collor é preso pela Polícia Federal em operação determinada pelo STF


A Polícia Federal prendeu, às 4h desta sexta-feira (25), o ex-presidente Fernando Collor de Mello, de 75 anos. A ordem de prisão, em regime inicial fechado, foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Collor foi condenado pelo STF em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com pena fixada em oito anos e dez meses de prisão. De acordo com a decisão judicial, o ex-presidente teria influenciado diretorias da BR Distribuidora entre 2010 e 2014 para garantir contratos com a construtora UTC, recebendo R$ 20 milhões em troca.

A defesa do ex-mandatário havia apresentado embargos contra a condenação, mas, nesta quinta-feira (24), Moraes negou o recurso. O ministro afirmou que os argumentos da defesa já haviam sido analisados anteriormente pelo tribunal, caracterizando uma tentativa de protelar o cumprimento da pena.

A prisão ocorre 33 anos após Collor ser afastado da Presidência da República por impeachment, em um processo que se tornou símbolo da luta contra a corrupção no país. Ele foi definitivamente removido do cargo pelo Senado em 30 de dezembro de 1992.

Collor assumiu a Presidência em março de 1990 e deixou o governo dois anos e nove meses depois, sendo substituído pelo vice Itamar Franco, que completou o mandato até o fim de 1994.

 

Fernando Collor terá que cumprir pena: Ministro Alexandre de Moraes rejeita recursos e decreta prisão