Governo baiano abre 100 vagas em linha de estágio de pós-graduação


O governo baiano acaba de abrir 100 vagas em um programa de estágio na área de pós-graduação. A oportunidade é voltada para estudantes matriculados em cursos do ensino superior de pós-graduação nas áreas de conhecimento Gestão Pública, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Ciência, Tecnologia e Inovação, que tenham interesse em obter experiência prática em órgãos da administração estadual.

Publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8), o Edital de Abertura de Inscrições Saeb Nº 1 pode ser conferido também nos sites do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) (www.ibade.org.br) e da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) (https://www.ba.gov.br/administracao/).

Já as inscrições poderão ser realizadas virtualmente das 9h desta quarta-feira (09) até as 23h59min do dia 30 de abril, no site do IBADE (www.ibade.org.br). Para participar, o estudante deve estar matriculado em um curso de pós-graduação lato ou stricto sensu mantido por instituição de ensino oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação.

Com carga horária de 20 horas semanais, o estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período, com bolsa mensal de R$ 1.300. Os selecionados irão atuar em sete unidades do Estado: nas Secretarias da Administração (24 vagas); Fazenda (20); Meio Ambiente (10); Ciência, Tecnologia e Inovação (15); além da Casa Civil (seis vagas); do Instituto do Meio Ambiente – Inema (10) e Detran (15).

O edital do processo seletivo prevê ainda reservas de vagas para hipossuficiente econômico (20%), candidatos com deficiência (10%), negros (30%) e indígenas (2%). Já o exame de seleção será constituído de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas em Salvador, na data prevista de 8 de junho.

Regulamentado por meio do Decreto nº 22.672, de 22 de março de 2024, o novo programa de estágio visa oportunizar a aprendizagem e a aplicação do conhecimento acadêmico em unidades da administração pública estadual. Nesse contexto, o estágio será planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas e calendários dos sistemas de ensino.