Na última sexta-feira (28), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, promoveu uma roda de conversa sobre prevenção e cuidados com a tuberculose. A atividade aconteceu em referência a 24 de março, dia mundial do combate à referida doença.
Na ocasião, a médica pneumologista Rosângela Melo fez uma apresentação sobre o tema no ambulatório da unidade. Pacientes que aguardavam atendimento, acompanhantes e funcionários do HRCC acompanharam as explicações repassadas pela palestrante e tiraram suas dúvidas referentes à enfermidade.
A especialista esclareceu sobre os sintomas clínicos da tuberculose, como tosse por mais de três semanas, febre vespertina e suores noturnos. “Esse quadro deve levar a pessoa a procurar o serviço de saúde para realização de avaliação clínica de solicitação de exames, dos quais o mais importante é o exame do escarro, também a radiografia de tórax”, orientou.
Rosângela Melo alertou que não se deve considerar que uma tosse que persiste, sem explicação, como normal. “É importante o diagnóstico, o mais breve possível para que se quebre a cadeia de transmissão da doença. São fatos importantes: o conhecimento para evitar o estigma, ter a ciência de que a tuberculose é uma doença curável, mas que a demora do diagnóstico permite que mais pessoas sejam contaminadas”, relatou.
Ela ainda ressaltou a importância de valorizar a adesão ao tratamento. “A irregularidade no uso das medicações recomendáveis nas pessoas com diagnóstico tuberculose leva ao desenvolvimento de formas resistentes, que são bem mais complicadas. Reforçamos que é importante o esclarecimento do que se trata, de que a doença existe, combatendo o preconceito e favorecendo o diagnóstico precoce e adesão ao tratamento, que são gratuitos e disponíveis na rede dos SUS”, destacou.
Contágio e prevenção – A médica disse que a transmissão acontece por meio das pessoas com tuberculose pulmonar, que quando tossem emitem partículas de gotículas contaminadas, contendo o bacilo, que são inaladas pelas pessoas que têm contato com o ambiente contaminado. “Então, a prevenção é através de ambientes arejados, evitando aglomeração, quando estiver com sintomas respiratórios, o uso de máscaras também é recomendado”, concluiu.
Sinais e sintomas mais frequentes da tuberculose:
Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue.
Cansaço excessivo e prostração.
Febre baixa geralmente no período da tarde.
Suor noturno.
Falta de apetite.
Emagrecimento acentuado.
Rouquidão.
Deixe seu comentário