Após receber denúncias da população, a equipe do Blog Agravo foi informada sobre o descarte irregular de resíduos hospitalares veterinários em uma área de mangue na rodovia Ilhéus – Itacaré, no bairro São Domingos, em Ilhéus. Na manhã deste domingo (12), o local estava repleto de seringas, bolsas de sangue e insumos contaminados, provenientes de clínicas veterinárias, configurando um grave crime ambiental e sanitário. Entre os resíduos, foram encontradas embalagens com as iniciais I.D A J.
Após serem alertados sobre a chegada da equipe do Blog Agravo no período da tarde, funcionários foram ao local para retirar parte do material e evitar o flagrante, porém deixaram algumas agulhas e seringas para trás. O Blog Agravo teve acesso a vídeos gravados por moradores locais, que mostram a extensão do material contaminado presente no local, incluindo agulhas, bolsas de sangue e medicamentos.
A questão que merece destaque é o descarte inadequado de resíduos não apenas no ambiente hospitalar, mas também ao longo da rodovia que liga Ilhéus a Itacaré, especialmente nas áreas de mangue e nas proximidades da praia.
Um dos populares entrevistados pelo Blog classificou o ato como criminoso, destacando a importância da área para a comunidade, que a utiliza para a pesca. A legislação em vigor prevê penalidades rigorosas para quem não realiza o descarte adequado de resíduos gerados em suas atividades, incluindo multas e até mesmo penas de prisão de até quatro anos. A RDC nº 222 da Anvisa, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, estabelece que o descumprimento de suas normas constitui infração sanitária, sujeita a responsabilidades civil, administrativa e penal.
Vídeo:
Deixe seu comentário