Convenção coletiva define horários do comércio de Ilhéus para o fim de ano



O comércio de Ilhéus já está no clima das festas de fim de ano e com o objetivo de oferecer maior comodidade para os consumidores, a convenção coletiva de Trabalho, realizada entre o Sindicato do Comércio Varejista e o sindicato que representa os comerciários de Ilhéus e municípios circunvizinhos, definiu na última quarta-feira, 04 de dezembro, os horários de funcionamento do comércio de Ilhéus para o período de fim de ano.

A decisão já começa a valer para este sábado (07 de dezembro), quando o comércio já passa a funcionar das 09h às 15h. Entre os dias 09 e 13, as lojas vão funcionar das 09h às 20h. No sábado (14), o comércio abre das 09h às 16h. Entre os dias 16 e 21 de dezembro, o comércio estende ainda mais se horário de funcionamento, passando a operar das 09h ás 22h. No domingo, dia 22, as lojas abrem das 16h às 22h.

Na segunda-feira, dia 23, o horário de funcionamento do comércio será das 09h às 22h e na véspera do Natal, dia 24, o comércio abre às 09h e fecha às 18h. Para as compras de ano novo, os consumidores terão o horário especial para compras no comércio de Ilhéus já nos dias 26 e 27, quinta e sexta-feira. Nesses dois dias o comércio vai abrir das 9h às 20h. Já no dia 28 (sábado) as lojas do comércio abrirão das 09h às 16h, no dia 30 (segunda-feira), das 09h às 20h e no dia 31 (terça-feira), das 09h às 18h.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Antônio Costa, ressaltou que a convenção coletiva representa um importante passo para o fortalecimento do setor varejista e destacou que, durante as negociações, uma importante solicitação dos comerciários conseguiu ser atendida, já que a data de comemoração pelo dia do Comerciário, dia 21 de outubro, foi incorporada num cronograma de folgas extras, levando em consideração a dinâmica de cada empresa e sem alterar o funcionamento do comércio. Costa lembra ainda que as negociações entre os dois sindicatos voltaram a ser feitas após anulação da última convenção coletiva pela justiça.