Os acadêmicos do sexto semestre do curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus realizaram uma visita técnica ao Biotério da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o objetivo de conhecer a rotina e a importância do manejo de animais de laboratório na nutrição experimental. A atividade aconteceu no dia 30 de outubro, sob a supervisão da professora doutora Fátima Queiroz Alves.
Na oportunidade, os estudantes conheceram as instalações do Biotério e os diferentes tipos de animais utilizados em pesquisas científicas, os protocolos de alimentação e manejo e as práticas do manejo ético e responsável. A visita foi conduzida pelo professor doutor Juneo Freitas Silva, coordenador do Laboratório de Criação, Manutenção e Experimentação Animal da Uesc.
O professor explicou os cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais e a relevância do Biotério nos estudos de experimentação animal para pesquisa na área da nutrição experimental. Além disso, os alunos puderam observar de perto os protocolos de alimentação e manejo, e a relevância dos aspectos éticos na área da pesquisa.
A professora Fátima Queiroz Alves, da Faculdade de Ilhéus, disse que a visita às instalações do Biotério proporcionou uma visão prática e aplicada dos conteúdos abordados na disciplina Nutrição Experimental, por ela ministrada. Os alunos tiveram como experiência compreender o papel dos Biotérios na pesquisa científica e na inovação na área da Nutrição.
Deixe seu comentário