Servidores da UESC planejam protesto contra Jerônimo em caminhada de Adélia


Foto reproduzida do Instagram da AFUSC.

 

Servidores técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC paralisaram as atividades nesta quinta-feira (26) e realizaram uma mobilização na entrada do campus, bloqueando a passagem de veículos. Durante a ação, a presidente do sindicato da categoria, Marciene Lima, convocou os servidores para realizar um protesto na caminhada da candidata a prefeita de Ilhéus, Adélia Pinheiro (PT), ex-reitora da UESC. A manifestação teria como alvo o governador Jerônimo Rodrigues, que confirmou presença na atividade, marcada para esta sexta-feira (27).

A paralisação é uma resposta à falta de diálogo com o Governo da Bahia, que não se reúne com os técnicos desde junho. Segundo o sindicato (AFUSC), o governo se comprometeu a realizar reuniões periódicas para tratar da reestruturação da carreira dos servidores. Entretanto, apenas uma única reunião foi realizada no dia 11/06, e desde então, o governo não chamou a categoria para novos encontros, nem respondeu às propostas entregues pelos sindicatos.

A indignação dos técnicos administrativos soma-se à recente mobilização de professores das universidades estaduais. Após meses de negociação, os docentes tiveram que ameaçar entrar em greve para que o governo melhorasse a proposta salarial. Ainda assim, a UNEB deflagrou greve, por entender que o reajuste não atende as necessidades da categoria.