Pontalzinho estará em festa para a entrega da Praça do Trabalho Titio Brandão



O Bairro do Pontalzinho, na área central de Itabuna, estará em festa na sexta-feira, dia 20, às 10 horas, para a entrega oficial da requalificação da Praça do Trabalho, que passará a denominar-se Praça do Trabalho Titio Brandão, depois da sanção da Lei Municipal 2.674, de 23 de abril de 2024.

A nova denominação é homenagem ao lendário radialista Antônio Brandão de Jesus, o Titio Brandão, que também foi vereador na década de 1960, e morador do primeiro bairro de Itabuna, criado em 1914, após enchente do Rio Cachoeira.

Além de constituir família e viver no Pontalzinho, o profissional que integra a história do rádio regional lutou para a urbanização e pela construção daquele equipamento público.

A praça ganhou novo piso em concreto, piso tátil e rampas de acessibilidade, além de um novo projeto paisagístico, área de lazer em piso de alta resistência, bicicletário e playground, a reconstrução dos canteiros de árvores e nova iluminação em LED com cabeamento embutido no solo, além da substituição da fiação aérea existente.

O radialista Titio Brandão deu grande contribuição artística e cultural, entre as décadas de 1960 e 1980, através do rádio onde homenageava e brincava com as crianças, as mulheres e idosos, além de produzir e apresentar memoráveis programas de auditório.

Por toda a cidade levava alegria e entretenimento no “O Bairro se Diverte”, com transmissão ao vivo pela rádio Clube de Itabuna AM, em que calouros e artistas faziam shows musicais em troca de premiação, inclusive em dinheiro fornecido pelas empresas comerciais da cidade.

A entrega da nova praça estava programada para a sexta-feira passada, dia 13, mas foi adiada a pedido de Tipen Brandão, filho do homenageado, que igualmente lutou, por quase 10 anos, como presidente da Associação de Moradores do Pontalzinho, para que esta obra saísse do papel.

O projeto de reforma integrou um pacote que previu ainda a requalificação das praças da Piedade, no Califórnia, e dos Capuchinhos, no Conceição, já entregues, e Antoninho Queiroz, no Fátima, cuja inauguração deve acontecer até o final do mês.

Até agora, pelo Programa Praça Viva, 14 equipamentos públicos de um total de 22, na 1ª fase já foram entregues, para a interação social e comunitária, lazer e entretenimento.