Prefeitura começa pela 2ª etapa do Santo Antônio projeto de revestimento de canais de drenagem


Na próxima terça-feira, dia 27, a Prefeitura de Itabuna começa pela 2ª etapa do Santo Antônio ambicioso projeto de revestimento de canais de drenagem, depois da assinatura de contrato de prestação de serviços de engenharia a licitante 7 Brasil Empreendimentos e Participações Ltda, pelo valor de R$ 3.512.373,01.

A empresa será responsável pelas obras e serviços de urbanização, estruturação e revitalização de canais de drenagem em toda a cidade para atender as necessidades de moradores de várias comunidades. A execução dos projetos no Santo Antônio prevê a interligação de redes de esgotamento sanitário que despejam esgoto in natura em redes coletoras de esgotamento sanitário da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA).

Além disso, haverá a urbanização das margens do canal de drenagem do bairro, inclusive com a construção de passeios, concretagem de vias urbanas onde não for possível a colocação de asfalto e melhorias. “Estamos atendendo às reivindicações feitas à Prefeitura pelos moradores ao longo dos anos sem que jamais tenham tido respostas satisfatórias”, comentou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, que anunciou a participação de técnicos da EMASA na fiscalização e assessoria.

A titular da SIURB recordou que nos meses iniciais da atual gestão municipal foram executadas as obras no canal de macrodrenagem do Santo Antônio na 1ª etapa. Além do saneamento da Rua José Bonifácio, foi finalizada a canalização que mudou para melhor o cotidiano dos moradores do bairro e alcançou o objetivo que era retirar o esgoto que corria “a céu aberto” e retornava para a maioria das casas no entorno do canal nos períodos de chuva.

“Podemos constatar que o esgoto foi completamente eliminado. As chuvas que não causam mais nenhum transtornos à comunidade. Até contribui com a limpeza do canal”, atestou o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt. Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, o canal passou por completa limpeza, foram retirados de sua calha há 3,5 anos pouco mais de cinco mil toneladas de detritos.