APPI completa 45 anos em defesa da classe trabalhadora da Educação


A APPI/APLB Sindicato Costa do Cacau comemora 45 anos em defesa da classe trabalhadora da Educação, neste domingo, dia 25 de agosto. Aprovado pela grande maioria dos filiados, esse atuante sindicato é incansável na luta e resistência que sempre marcaram a sua trajetória, ao longo desse período. Pela coragem, força e persistência, no combate às injustiças e na garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, o sindicato acumulou importantes conquistas.

Este ano, a frente de batalha liderada pela APPI/APLB foi vitoriosa ao restabelecer a justiça e devolver aos servidores de 83/88, afastados da prefeitura de Ilhéus, sua autonomia e dignidade. Foram cinco anos de luta, comprometimento e parceria. Ações sindicais, jurídicas e políticas culminaram em solução definitiva no legislativo ilheense através da aprovação dos programas de Desligamento Voluntário Especial (PDVE) e Disponibilidade Remunerada (PDR).

O sindicato também registra outra conquista para os docentes e não docentes da rede municipal de Ilhéus através da aprovação do novo Plano de Cargos e Salários (PCCS), em abril, na Câmara de Vereadores. É um marco significativo para a categoria. O sindicato destaca o empenho incansável da vereadora Professora Enilda Mendonça, também ex-presidente da entidade, que foi fundamental para que essas mudanças fossem viabilizadas.

Há, ainda, muitos outros itens a destacar, mas, para o momento, além de comemorar, nós continuamos mantendo o foco em nossa missão de promover um ambiente educacional justo e valorizado para todos. Celebramos novas conquistas, mas nunca descansamos. Estamos vigilantes sobre nosso compromisso com a categoria hoje, assim como já demonstrado no passado. O futuro será construído através da constante renovação da luta e a busca de um debate democrático e plural.