Articulações “impossíveis” que podem mudar o cenário político em Ilhéus


O clima está tenso na base governista de Ilhéus, com três frentes em sintonias diferentes enquanto as convenções municipais se aproximam.

Hoje, em uma reunião intensa e desafiadora, a liderança do PSB se encontrará com a liderança do PT para discutir estratégias políticas. O foco principal será a possível inclusão de Bebeto na chapa governista ao lado de Adélia. Apesar do anúncio do evento com a presença de Adelia na noite de terça-feira, o PSB mantém diálogos com outros grupos e pode optar por seguir um caminho independente do PT, caso a conversa não avance.

Pelo lado do PSD, a turma anda animada com os resultados de pesquisas de consumo interno, que colocam Bento Lima com chances reais de subir as escadarias do palácio Paranaguá como prefeito de Ilhéus. Apesar das investidas por cima dos caciques do PT, o PSD se mantém firme, garantindo e dando total autonomia ao grupo de Marão para decidir seus rumos.

Na oposição, a expectativa está no posicionamento do pré-candidato do PDT, Augustão. Três opções estão em consideração: formar uma aliança com Valderico Junior (União Brasil) ou Adélia (PT), ou manter a candidatura independente.

De acordo com fontes confiáveis, o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) está confirmado para subir no palanque de Valderico Junior na convenção municipal, que terá a participação de ACM Neto.