Foram realizadas, entre os dias 3 e 5 de julho, simulações de manobras de navios no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo destas simulações de manobrabilidade foi submeter o plano de dragagem e o projeto offshore do Porto Sul, da BAMIN, às condições ambientais extremas de marés, correntes marítimas e ventos locais, em busca de condições mais seguras e eficientes de atracação e desatracação de navios de grande porte do tipo Wozmax (com 330 metros de comprimento e capacidade de carga para 250 mil toneladas) para as operações portuárias.
As simulações foram coordenadas pelo Professor Eduardo Tannuri e outros representantes do Corpo Técnico da USP e supervisionadas por oficiais da Capitania dos Portos da Bahia, como o Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno e a Delegada da Capitania dos Portos de Ilhéus Iohana Sanches, pela BAMIN, representada pelo Gerente de Construção Offshore Ricardo Medeiros e os especialistas Leonardo Conceição e Felipe Pereira, pela UMI SAN e por integrantes do Sindiportos Brasil e da Praticagem da Bahia.
Ricardo Medeiros explica que as simulações são uma etapa crucial para garantir a segurança e eficiência das operações marítimas no novo terminal. “As simulações permitiram testar alternativas de acesso ao terminal, manobras na bacia de evolução (relacionadas ao giro e aproximação dos navios), bem como as manobras de atracação e de desatracação dos navios, sempre visando as condições mais seguras para as operações portuárias no Porto Sul. Este foi mais um passo importante para a validação do projeto desenvolvido e nas buscas por otimizações do projeto”, detalha.
O terminal da BAMIN permitirá o manuseio e escoamento da produção de minério de ferro da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité, percorrendo os 537 km do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado da Bahia por meio da geração de postos de trabalhos e da geração de divisas advindas das exportações de minério de ferro.
Sobre a BAMIN
A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: o terminal de águas profundas Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) , que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão.
Deixe seu comentário