Maurício Galvão deixa Gerência do Porto para disputar por vaga na Câmara de Ilhéus


O Engenheiro Florestal Maurício Galvão deixou a gerência do Porto de Ilhéus para disputar por uma vaga na Câmara de Vereadores pelo PSB. Sua exoneração, em conformidade com a legislação eleitoral, foi publicada no último dia 5 pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), e marca o fim de um período caracterizado por grandes avanços na infraestrutura portuária.

Durante sua gestão, iniciada em julho do ano passado, Maurício Galvão trabalhou na concretização de importantes projetos. Sob sua liderança, o Porto registrou um crescimento expressivo em 2023, movimentando 527.713 toneladas, a maior movimentação desde 2008, e alcançou um faturamento de R$ 14.800.847,57. Comparado a 2022, o Porto apresentou um aumento de 30,66% na movimentação e um crescimento de 152,1% no faturamento, com forte movimento de cacau, soja e minérios, como o níquel, além dos navios de cruzeiros.

Outro marco significativo durante sua gestão foi a licitação para os serviços de dragagem, realizada este ano, no valor estimado de R$ 27 milhões. A empresa contratada será responsável pela manutenção nas áreas do canal de acesso interno e berços de atracação, além de melhorias estruturais e implementação de novos equipamentos. Maurício Galvão enfatizou que essas iniciativas não apenas garantirão a fluidez das operações portuárias, mas também fortalecerão a integração econômica de Ilhéus com o Brasil e o mundo.

Em sua despedida, Galvão agradeceu à toda equipe pelo apoio e o trabalho desenvolvido nesses quase um ano em que esteve na gerência. Na oportunidade, Maurício afirmou que deixa o seu cargo, mas segue sendo um porta-voz ativo das necessidades do Porto de Ilhéus, um equipamento de grande importância para a economia local, que impulsiona o desenvolvimento econômico do município e gera emprego e renda.