Câmara realizará audiência pública para discutir alagamentos nas comunidades rurais da zona norte


Por iniciativa do vereador Augustâo, a Câmara Municipal de Ilhéus estará realizando nesta quinta-feira(06), às 14h30min, uma audiência pública para discutir sobre a necessidade de ações e possíveis responsabilidades do poder público e da Bahia Mineração acerca dos constantes alagamentos que tem afetado as comunidades rurais, da zona norte de Ilhéus. O objetivo é identificar as causas dos alagamentos, as responsabilidades e as ações que devem ser feitas pela Prefeitura e Bamin para evitar novos alagamentos.

Procurado pela comunidade, o vereador Augustão foi informado pelos moradores que as inundações e alagamentos podem ter sido agravadas pelas obras e ações realizadas pela Bahia Mineração no local, além da falta de fiscalização por parte dos poderes públicos. A proposta desta audiência Pública é justamente colocar frente a frente a comunidade, a Prefeitura e a Bamin para que juntos possam encontrar soluções para evitar novas enchentes, alagamentos e prejuízos para os moradores.

Ainda por solicitação da comunidade, o vereador Augustão pretende abrir o espaço para que os moradores reivindiquem as melhorias que precisam ser feitas no local, a exemplo da recuperação das estradas, transportes e os impactos ambientais futuros para esses locais. Somente para se ter exemplo dos desastres, as chuvas que caíram no local deixaram dezenas de famílias desabrigadas nas regiões de Sambaituba, Urucutuca, Vila Campinhos e divers outras localidades, além de deixar centenas de moradores ilhados sem condições de se deslocarem para o centro da cidade.