Na tarde desta terça-feira (28), a vereadora Enilda Mendonça (PT) sugeriu, através do requerimento nº 678/2023, que o nome da nova escola que está em construção na zona sul, no bairro do Hernane Sá, se chame Professora Carmelita Ângela Souza Oliveira. O pedido foi votado e aprovado na 67ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ilhéus.
A solicitação de Enilda tem o objetivo de homenagear a professora, “pois esta seria uma forma de valorizá-la pelos grandes serviços prestados à educação no nosso município”. A parlamentar disse também que “preservar a história e homenagear aqueles que contribuíram de forma positiva para o ensino é missão de todos que veem na educação um instrumento de transformação da sociedade. A professora Carmelita deixou este plano no dia 6 de novembro e ficou marcado na memória de todos aqueles que um dia a conheceram”, lembrou a parlamentar.
Carmelita Ângela Souza Oliveira ainda jovem, começou a trabalhar como professora na rede particular e pública de Ilhéus, nos diversos colégios em que lecionou como o Instituto Nossa Senhora da Piedade, o Instituto Municipal de Eusínio Lavigne (IME), o Afonso de Carvalho, o Diocesano e o Colégio Estadual de Ilhéus (atual CEEP Nelson Schaun), contribuiu para a humanização dos que ali estavam, seja aluno ou colegas de trabalho. Participou ativa e diretamente da organização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, na cidade, onde foi presidente e teve importância fundamental para transformar a Associação (APPI) no Sindicato que é hoje.
O requerimento da vereadora será encaminhado ao Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, ao Deputado Federal Josias Gomes, assim como à Secretária Estadual de Educação, Prof.ª Adélia Melo.
Deixe seu comentário