Loja Maçônica Elias Ocké promove mutirão de doação de sangue em Ilhéus


A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que gera sorrisos e muita gratidão. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Com esse intuito, a Loja Maçônica Elias Ocké promove um mutirão na próxima quinta-feira (26) a partir das 14 horas no banco de sangue de Ilhéus, localizado na Ladeira do Café, nº 226, Centro.

Com o slogan “Maçom é sangue bom!” a campanha conta com o apoio de toda sociedade para incentivar o ato de doação. Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde.

Para fazer a doação é necessário levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, é necessária a presença dos pais ou responsáveis) e 59 anos, 11 meses e 29 dias (caso nunca tenha doado) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (caso já tenha doado); pesar mais de 50 Kg; e não estar em jejum.

Algumas recomendações para o dia da doação devem ser seguidas, tais como nunca doar sangue em jejum, fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não utilizar remédios, principalmente antibióticos, evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.