Mulheres na política: Partidos intensificam busca por candidatas a vereadoras


Os pré-candidatos já estão pesquisando quais legendas partidárias podem oferecer uma oportunidade de eleição. Alguns acham que é cedo demais para se filiar a um partido, mas outros já estão conversando com os presidentes. A primeira coisa que eles pedem é a lista de possíveis candidatos da sigla.

A busca por mulheres com potencial de voto para concorrer ao cargo de vereadora está a todo vapor. Agora, além da cota exigida por lei, os partidos políticos também são obrigados a destinar pelo menos 30% dos recursos públicos para as campanhas femininas. Essa distribuição deve ser proporcional ao número de candidatas. A mesma regra se aplica ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha, também conhecido como Fundo Eleitoral, e aos recursos do Fundo Partidário destinados às campanhas. Além disso, os partidos devem reservar pelo menos 30% do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão para as mulheres.

Em uma conversa com o Blog Agravo, um presidente de partido ressaltou a importância de aumentar a representação feminina na política de Ilhéus. Afinal, dos 21 vereadores eleitos em 2020, apenas duas eram mulheres.