Av. Osvaldo Cruz: o inferno diário dos motoristas e as possíveis soluções para o gargalo do trânsito


Por Jamesson Araújo

Registro feito no final da tarde desta quinta-feira (13). Foto Jamesson Araújo.

O Cruzamento da Av. Osvaldo Cruz com a Av. Professor Milton Santos, popularmente conhecida como Av. Petrobras, na zona norte de Ilhéus, tem sido palco de longos engarrafamentos devido à falta de planejamento por parte da prefeitura local. Esse problema já vem sendo discutido há algum tempo e precisa ser abordado de forma mais efetiva.

A situação se agravou com o aumento do tráfego de carretas no Porto do Malhado e o fluxo intenso da BA 001 na avenida Soares Lopes, que desemboca na Av. Osvaldo Cruz. O cruzamento com a rua Rotary se tornou um caos, consumindo um tempo precioso dos motoristas e registrando acidentes diariamente.

Circulo mostra gargalo que ocasiona a dor de cabeça para os motoristas. Imagem Google Map.

Além disso, a entrada dos motoristas na rua Tobias Barreto (Praça do Cacau), sentido Av. Soares Lopes, só piora ainda mais o trânsito. Diante desse cenário, é necessário tomar medidas urgentes.

Embora eu não seja engenheiro de trânsito, sugiro que sejam colocados agentes de trânsito em horários de pico na região do cruzamento da Av. Petrobras. Entendo que o problema é complexo, mas reduzir o fluxo na Rua Rotary poderia diminuir os conflitos.

No entanto, é imprescindível que o setor municipal de Trânsito analise prontamente possíveis soluções para essa questão. A prefeitura de Ilhéus não pode simplesmente ignorar o problema e permitir que a situação se agrave a cada dia.