Aprovação de Lula cresce 8% entre eleitores de Jair Bolsonaro, mostra pesquisa


O índice de aprovação de Lula cresceu 8% nos últimos dois meses entre os eleitores de Jair Bolsonaro, mostra a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20/6). Em abril, 14% dos brasileiros que votaram pela reeleição do ex-presidente tinham avaliação positiva do governo Lula. Em junho, o índice chegou a 22%.

Em pouco menos de seis meses de mandato, a aprovação do governo Lula (PT) está em 37%, e a reprovação, em 27%, em ritmo de estabilidade. Outros 32% consideram a administração do petista regular, e 4% não souberam ou não quiseram responder.

Para 32% dos brasileiros, a economia do país melhorou nos últimos seis meses. O primeiro semestre do governo Lula também teve avaliação positiva de 37% dos eleitores, contra 33% de Bolsonaro no mesmo período de seu governo.

Em comparação aos dois primeiros mandatos de Lula, de 2003 a 2011, cerca de 35% dos brasileiros consideram que este mandato está melhor. A avaliação positiva sobre este mandato em comparação aos dois primeiros apontou uma queda de 18% em relação à Quaest divulgada em abril.

Segundo a Quaest, houve uma recuperação entre os que achavam positivos os esforços do atual presidente nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Nesta última, por exemplo, a aprovação do trabalho de Lula foi de 46% para 56%, enquanto a reprovação passou de 47% para 42%.

No Sul, em abril, a reprovação ao trabalho de Lula estava em 51%, ante 43% dos que concordavam com a atuação do Planalto. Agora, são 49% e 48%, respectivamente. No Nordeste, o cenário é de estabilidade, com 71% aprovando o trabalho de Lula —mesmo patamar da pesquisa anterior.

O levantamento é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.