No último dia 25, a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, anunciou aumentou em 5% o preço da gasolina vendida para as distribuidoras de combustíveis na Bahia. Em Ilhéus, até o último domingo (28), se encontrava gasolina a R$ 5,17. Nesta terça-feira (30), os preços passaram para R$ 5,67 em muitos postos, bem acima dos 5% de aumento.
Segundo a Acelen, os preços dos produtos sofrem variações porque seguem critérios de mercado que consideram o custo do petróleo, dólar e frete. Ainda conforme a empresa, nos últimos meses os preços da gasolina acumularam queda de 16%, devido a 10 reduções consecutivas. O diesel teve redução de 31% no mesmo período e o gás de cozinha (GLP), 10% entre março e maio.
A Acelen, controladora da Refinaria de Mataripe, na Bahia, informou que continuará praticando preços de paridade de importação (PPI), como vem fazendo desde que assumiu o controle da unidade.
O Sindipetro Bahia – Sindicato dos Petroleiros da Bahia, defendem reestatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), vendida em dezembro de 2021 para grupo árabe Mubadala.
Ainda segundo o sindicato, os preços da gasolina, gás de cozinha e diesel no estado se tornaram uns dos mais altos do Brasil.
Deixe seu comentário