PF prende coronel responsável pela segurança no dia dos atos golpistas


A Polícia Federal deflagra, na manhã desta terça-feira (7/2), a quinta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, no Distrito Federal.

O ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime está entre os alvos de mandado de prisão cumpridos. Segundo informações, uma ocorrência feita por sua ex-mulher, informava que Naime planejava fugir para a Bahia com sua atual esposa e os filhos do primeiro casamento.

Além do ex-comandante, outros três Policiais Militares foram presos; Capitão Josiel Pereira César ; Major Flávio Silvestre de Alencar — Investigado por liberar o acesso dos extremistas ao STF,Tenente Rafael Pereira Martins.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.