Advogado ilheense tem nome cotado para vaga de ministro do STF


Advogado Manoel Neto é cotado para vaga de ministro do STF.

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem deixar os cargos, abrindo espaço para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie seus substitutos. Estão previstas as aposentadorias de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, respectivamente, em maio e outubro de 2023.

Para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, um dos nomes cotados é do advogado ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto. Segundo Informações, o presidente Lula ver com bons olhos o nome do advogado Carlos Neto, que possui larga experiência na corte, onde trabalhou como secretário-geral do STF e do TSE, além de atuar no gabinete de Lewandowski.

O Advogado Carlos Neto é doutor e pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Advogado e vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, o novo membro da ALI foi professor da Faculdade de Direito da USP (2020-2022) e da Faculdade de Direito da UESC (2005-2006), secretário-geral da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neto é membro da Academia de Letras de Ilhéus e filho do ex-secretário municipal de Ilhéus e ex-vereador, Isaac Albagli.