Por Carlos Augusto Cardoso (Augustão) – vereador de Ilhéus/Ba
Entre os anos de 2009 e 2014 muitos davam como certa a construção de um aeroporto internacional em Ilhéus. Em março de 2010 foi apresentado o projeto de viabilidade idealizado pela Infraero em parceria com o governo do estado em que constataram a demanda crescente de passageiros e a falta de espaço para ampliação do aeroporto Jorge Amado devido à malha urbana no seu entorno, além da existência de uma série de obstáculos às operações aéreas: dificuldade de pouso em dias chuvosos, restrições de operação, existência de rodovia localizada no prolongamento da cabeceira, além do Rio Cachoeira localizado na outra extremidade.
Foram avaliadas possíveis áreas que poderiam receber o equipamento, a exemplo: Sítio praia dos Lençóis (região Sul), Sítio CEPLAC (rodovia Ilhéus-Itabuna) e Sítio Jóia (região norte). Na época as informações davam conta que as obras teriam início em 2015 com previsão de conclusão de 30 meses, algo que não ocorreu. Entre 2015 e 2019 ficou evidente que a falta de vontade e representação política na região teriam colocado o projeto a “Banho Maria”.
Em 2019 durante a reinauguração do Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, o nosso governador Rui Costa afirmou que devido à crise econômica não haveria viabilidade para a construção naquele momento e que há um projeto para que fosse construído um novo aeroporto em Ilhéus, substituindo o atual Aeroporto Jorge Amado.
“Esperamos que com a retomada da economia e do número de passageiros e voos, a gente possa retomar nossos projetos, que é de entregar aquela área do atual Aeroporto de Ilhéus por um novo aeroporto da região, com uma pista maior, uma posição geográfica melhor e sem obstáculos, para facilitar a chegada e a saída de turistas”, afirmou.
Entretanto, o governo do estado tem empenhado esforços na construção do Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália. Na última sexta-feira(25) tomou força a informação de que o projeto de concessão do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, será apresentado na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 29 de novembro, para investidores nacionais e internacionais, às 14h. Afirmando ainda que conforme o governo baiano, o “Road Show” tem o objetivo de atrair interessados em realizar a obra e administrar o equipamento aeroportuário, a princípio a concessão seria de 33 anos.
Devido à crescente demanda de voos, é evidente a necessidade de um novo aeroporto na região de Porto Seguro por estar entre os 3 aeroportos que mais recebem passageiros no estado, estando atrás de Salvador e a frente de Ilhéus.
Isso mesmo, o aeroporto de Ilhéus é o terceiro a receber mais passageiros anualmente no estado da Bahia e é justamente por isso que a população regional almeja tanto a construção do novo aeroporto internacional de Ilhéus.
Espero que essa seja uma das prioridades na gestão do nosso próximo governador, Jerônimo Rodrigues e do nosso próximo presidente, Lula. Ambos já demonstraram grande carinho pela região, até porque não é segredo para ninguém o potencial turístico e econômico da nossa região através de belas praias, patrimônios históricos e culturais, polo Industrial, alta demanda de escoamento de produtos, o novo Porto Sul, além da grande quantidade de novos investimentos públicos e privados que estão sendo realizados na região da Costa do Cacau.
Por Carlos Augusto Cardoso (Augustão) – vereador de Ilhéus/Ba.
Deixe seu comentário