A pesquisa Atlas Intel divulgada nesta segunda-feira (24), traz avaliação que um dos fatores que explica o crescimento de Lula é a crescente transferência de votos que eram de Simone Tebet no 1º turno. Na pesquisa anterior, 54,2% dos eleitores de Tebet declaravam voto em Lula e esse percentual cresceu para 69,6%. Nesse mesmo grupo, 29,2% declaravam voto em Bolsonaro, contra 18,2% nessa pesquisa. Ou seja, a vantagem de Lula cresceu de 25 para 51,4 pontos percentuais entre os eleitores de Tebet. As informações são do PollsterGraph.
Você pode acessar o PDF completo aqui.
Entre os eleitores de Ciro Gomes, Bolsonaro vencia por 53,9% a 39,1%. O resultado se inverteu. Agora, Lula lidera com 51,3% a 41,6%. A vantagem de Bolsonaro era de 14,8 pontos percentuais e se transformou numa vantagem de 9,7 pontos percentuais.
É interessante observar que Bolsonaro perde poucos votos entre os eleitores de Ciro, mas uma parcela grande dos indecisos decidiu apoiar Lula. Entre os eleitores de Tebet, Bolsonaro cai e Lula cresce. Apesar dos dois apoiarem o candidato petista, Tebet está engajada na campanha, participando de passeatas e do horário eleitoral. Ciro se limitou a publicar nas redes sociais que acompanharia a decisão do seu partido.
É importante observar que os resultados de sub-amostras devem ser analisados com cuidado, especialmente na comparação entre uma pesquisa e outra. Apesar disso, diferenças tão relevantes merecem atenção.
Pesquisa Atlas Intel mostra Lula com 53% e Bolsonaro com 47% dos votos válidos
Deixe seu comentário