O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lança na Praça Adami, às 10 horas desta quinta-feira, dia 11, o Projeto Mais Água para a Cidade, que prevê a execução das obras e serviços de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água. Acompanhado do presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, ele vai assinar a ordem de serviço para o início das obras.
O novo sistema de abastecimento de água consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas de acordo com o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.
“Com a conclusão das obras, bairros da região sul da cidade, que mais sofrem com o atual sistema de manobras que, em alguns casos, têm fornecimento de água a cada 15 dias, terão mais águas nas torneiras. Com essa obra, os bairros da região do São Caetano, Pedro Jerônimo, Banco Raso, Vila Anália, Sarinha dentre outros terão fornecimento de água diariamente”, explica o presidente da Emasa.
O prefeito Augusto Castro destaca que esse é o maior investimento já realizado no sistema de abastecimento de água da cidade, desde sua implantação há mais de 60 anos. Os únicos investimentos se deram há duas décadas, com a duplicação da oferta de água bruta que passou para 2 mil litros por segundo na ETA, mas o sistema de distribuição continuou o mesmo.
“Nessa primeira parte da obra estão sendo investidos pouco mais de R$ 17 milhões e, em um segundo momento, haverá a implantação de dois grandes reservatórios com capacidade para armazenar três e cinco milhões de litros de água, respectivamente, para resolver em definitivo um problema crônico de nossa cidade” garante Augusto Castro.
O Projeto Mais Água para a Cidade também contempla os bairros que abrange as áreas do Conceição, São Judas Tadeu, Vila Zara, Góes Calmon passarão a ser abastecidos a cada cinco dias. Enquanto os bairros da zona oeste, que engloba Nova Itabuna, Ferradas e Nova Ferradas passarão a ter fornecimento de água a cada seis dias.
Deixe seu comentário