A Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última sexta-feira (01), um curso de atualização buscando desenvolver novas melhorias nos indicadores previstos no Previne Brasil, que faz parte do Programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde(APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais, e a qualificação no desempenho da atenção primária para proporcionar qualidade de saúde, através da ampliação de captação de recursos financeiros.
No decorrer do curso, foi ressaltado a importância do Previne Brasil, como traçar ações e criar estratégias, além de terem passado todas as informações referentes aos programas e recursos e orientado sobre a execução das políticas públicas. Outro tema abordado foi a organização do processo de trabalho, identificando os principais desafios locais para a efetivação de uma Atenção Primária resolutiva capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado.
Participaram da capacitação os profissionais da enfermagem, médicos e odontólogos. Segundo a Secretária de Saúde, Andreia Palafoz, investir em capacitação de qualidade para esses profissionais é cada vez mais necessário e urgente, visto que, dentro da área da saúde existe uma demanda muito grande e diversa, e é preciso que esses profissionais estejam preparados e atualizados para melhor atender e orientar a população, além de compreender os programas de recursos financeiros, que vão impactar diretamente no serviço prestado a Atenção Básica/Primária.
O curso foi ministrado pelo profissional Carlos Oliveira dos Santos que possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – Itabuna (2008); pós-graduação em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal da Bahia – UFBA 2012; Mestrado em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva – IBRATI (2013). Além disso é professor do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Una – BA e Prestador de Serviços como Analista de Tutoria no programa PlanificaSUS pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).
Deixe seu comentário