Ita Pedro entra para o Calendário Nordestino como uma das principais festividades do São Pedro


Foram quatro dias de muito forró, xote, vaquejada e animação numa festa que ficará marcada na história de Itabuna e que já entra para o Calendário Nordestino, como uma das principais festividades do São Pedro, segundo a coordenação do evento.

No domingo, dia 3, última noite da festa na Arena Zé Cachoeira, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), declarou, emocionado, que a sensação é de dever cumprido ao tornar realidade mais uma promessa de campanha.

“Itabuna é uma cidade importante para a Bahia. Uma tradição nordestina, como a festa de São Pedro, precisava ser resgatada e realizada de modo que pudesse ser incluída no calendário dos grandes eventos da Bahia e do Nordeste por vários fatores, dentre eles, a estrutura, som, palco, decoração, atrações, além da movimentação da economia local formal e informal”, ressaltou o prefeito.

Augusto Castro frisou que foram quatro dias intensos em que a população de Itabuna, do sul, sudoeste extremo-sul e de outras regiões do Estado, puderam reviver a emoção dos festejos do São João.

“Esse evento trouxe alegria e dividendos para a nossa cidade. Precisávamos levantar a estima do nosso povo com eventos como esse e vamos avançar muito mais. Já estamos planejando o Natal de Luzes e Sonhos e vamos trabalhar para ter o Carnaval da cidade”, anunciou o prefeito Augusto Castro.

Já o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, ressaltou a grandiosidade do Ita Pedro, argumentando que a população precisava deste momento de festa, entretenimento e muita alegria.

“Passamos por vários momentos ruins: pandemia, enchentes, etc. Então, as pessoas estavam precisando de um carinho como esse. Graças ao nosso prefeito Augusto Castro, a FICC, e a todos os envolvidos, foi realizado aqui em Itabuna o Melhor São Pedro do Brasil. Itabuna está de parabéns por ser assertiva na escolha de um prefeito que pensa na cidade”, encerrou.

“Quatro dias de Ita Pedro reuniu um público estimado em 250 mil pessoas”, diz presidente da FICC

Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo circuito do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos nos quatro dias de festa na Arena Zé Cachoeira, segundo a coordenação do evento. A festa foi aberta na noite de quinta-feira passada e encerrada na madrugada desta segunda-feira, dia 4.

Para o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, responsável pela coordenação do Ita Pedro, realizado pela Prefeitura de Itabuna com o apoio do Governo da Bahia por meio da Bahiatursa, a sensação é de orgulho em ver o resultado positivo de muito trabalho de toda a equipe.

“Graças a Deus, estou muito feliz com o resultado. Quando pensamos nessa Arena, já sabíamos da grandeza do que estava sendo planejado em relação às atrações musicais. Se anunciamos a mudança de um local tradicional para outro, é porque não queríamos entregar para nossa cidade o que outras gestões entregaram. Planejamos e conseguimos fazer algo muito melhor e ainda maior”, frisa Aldo Rebouças.

Ele reforça ressaltando que a Prefeitura de Itabuna conseguiu reunir um público recorde na noite de sábado, dia 2, com cerca de 100 mil pessoas que poucas cidades da Bahia e do Nordeste já conseguiram.

“Nos quatro dias, ao todo foram 250 mil pessoas que passaram pela Arena Zé Cachoeira para se divertir e viver momentos inesquecíveis com forró e outros ritmos. A saudade já aperta o peito, mas o coração fica quentinho em saber que em 2023 nos reencontraremos com uma festa muito maior e melhor”, garantiu.