Pesquisa FSB/BTG: Lula sobe para 46%; Bolsonaro sem mantém com 32%


Lula, Bolsonaro e Ciro.

Na mais recente pesquisa eleitoral FSB/BTG para presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (30), o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 46% das intenções de voto no primeiro turno, à frente de Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

Com base na última pesquisa divulgada pelo FSB/BTG, Lula cresceu 5 pontos percentuais, enquanto Bolsonaro sem manteve com os mesmos 32%. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 a 29 de maio.

Além de Lula e Bolsonaro, outros candidados também pontuaram, mas ainda estão longe das duas primeiras posições.

Bolsonaro manteve sua votação estimulada estável em 32%, mas viu seu principal adversário subir de 41% para 46% das intenções de voto no 1º turno. Ciro Gomes tem 9%, Simone Tebet saiu de 1% para 2% das intenções de voto. Janones tem 1%. Os outros nomes não pontuam. Brancos, nulos e que não responderam são 3%.

Confira:

Com a saída do tucano, a chamada 3ª via encolheu de 17% para 13% do eleitorado, repetindo o mesmo comportamento ocorrido quando Sérgio Moro deixou a disputa e a soma dos demais candidatos havia recuado de 24% para 17%, em abril.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 54%, enquanto Bolsonaro teria 35%. Em comparação com a última pesquisa, Lula subiu dois pontos e Bolsonaro caiu os mesmos dois pontos percentuais.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03196/2022.