Requalificação das Unidades de Saúde impacta para melhor a vida dos itabunenses


Usuários dos serviços municipais de saúde têm vivenciado nova fase depois de a administração do prefeito Augusto Castro (PSD) ter iniciado a reestruturação das unidades de saúde. Desde a reinauguração da Unidade de Saúde da Família João Soares, no Vila das Dores, em julho passado, a 1ª requalificada pela Prefeitura, com o apoio da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa), tem diminuído a demanda por atendimentos médicos e ambulatoriais.

A humanização e ampliação dos serviços, a melhoria física das dependências das USF e UBS são pontos positivos dessa nova realidade. A diretora do Departamento da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, lembra que a determinação do prefeito Augusto Castro é que as unidades acolham bem e prestem atendimento de qualidade.

As reformas nas unidades estão sendo realizadas pela Fasa como contrapartida do vínculo da instituição com o Programa Mais Médicos. As melhorias na estrutura incluem a substituição de telhado, piso, portas e janelas, além da construção de gabinetes odontológicos, banheiros, áreas de expurgo, revisão elétrica e hidráulica.

Além da USF João Soares, com abrangência nos bairros João Soares, Vila da Paz, Vila das Dores e Vital Teixeira, também passaram por obras de reforma e ampliação as UBS Roberto Santos, no Santo Antônio, que também atende aos Jardins Alamar, Italamar e Grapiúna e Centro Comercial; e UBS Moise Hage, no Lomanto, com área no Odilon, Santa Catarina, Bananeira e Novo Lomanto.

Também já foram reformadas: USF Fátima (Fátima); USF Amália Lessa, no Novo São Caetano, com abrangência no Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol, Gegeu Rocha, Loteamento Santa Rita, Carlos Silva e São Caetano; USF Corbiniano Freire, no Santa Inês; USF Mário Peixoto, no Jorge Amado; e a UBS Lavínia Magalhães, no Conceição, que atende ao Góes Calmon, Vila Zara e São Judas Tadeu.

A diretora da Atenção Básica finaliza lembrando que estas unidades contam com atendimento de profissionais de Clínica médica e Odontológica, enfermeiro, técnico de enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e auxiliar administrativo. “Em algumas unidades de saúde, como Corbiniano Freire, Mário Peixoto e João Soares, o serviço de odontologia foi implantado agora. ”, finaliza Alessandra Lopes.