Cuidado com novo golpe de pirâmide financeira usando o PIX e redes sociais


Tabela do golpe mostra valores que os golpistas prometem devolver as vítimas.

Um novo golpe de pirâmide está circulando nas redes sociais, dessa vez usando o Pix para as transferências de dinheiro. O golpe é divulgado em perfis de pessoas que pedem transferências de baixos valores, a partir de R$ 130,00 com a promessa de ganhos com uma renda mensal de até R$ 1.300,00. O nome do golpe é Robô de Salário.

O Banco Central, que criou o Pix, já avisou que está de olho e alerta que as pessoas devem ter com o Pix os mesmos cuidados necessários para proteção de outros meios de pagamentos, como cartões e contas bancárias.

O golpe começa com uma pessoa que usa uma rede social, muitas vezes o WhatsApp, para atrair outras pessoas. O golpista começa chamando seus seguidores para a criação de um grupo no WhatsApp. Esses seguidores então convidam outras pessoas para o mesmo grupo e, assim, a pirâmide vai se formando.

Outra forma é o contato direto com a vítima, prometendo ganhos em tempo recorde.

Em contato com a redação do Blog Agravo, uma leitora vítima do golpe, relatou e encaminhou a conversa com o golpista. ” Agir sem pensar, quando me vi, já tinha caído no golpe.

Conversa com vítima e o golpista. Imagem encaminhada por leitora ao Blog Agravo. Clique na imagem para aumentar o tamanho.