Pacientes com síndrome gripal poderão se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento da Conquista (UPA) a partir desta sexta-feira (4). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a unidade passará a funcionar como referência para atendimento aos sintomas gripais de leve a grave complexidade. A entrega do gripário será realizada às 11h.
A estrutura prestará assistência em regime de plantão 24 horas, contando com sala para medicação, hidratação e outros cuidados, além da coleta diária de teste rápido e RT-PCR para detecção da Covid-19, no turno da manhã. O teste com antígeno e RT-PCR (Swab) é feito de acordo com a janela imunológica.
Onde devo ir?
Pessoas que apresentarem sintomas gerais, excluindo os gripais, devem procurar o PA da Zona Sul e os hospitais conveniados ao SUS Hospital São José, COCI e Hospital Regional Costa do Cacau. Já as crianças com ou sem sintomas gripais devem se dirigir ao Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Santa Dulce, antigo Hospital Vida Memorial.
Segundo a Sesau, são considerados sintomas gripais de leves a graves: dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, dificuldade para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados. O serviço complementa a rede de urgência e emergência em Ilhéus e assegura atendimento aos pacientes com quadro clínico respiratório.
Somado à abertura do gripário e ao avanço da vacinação, é essencial que a população mantenha as medidas de prevenção contra a Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico.
Serviço
Abertura do gripário municipal – UPA da Conquista
Data: 4 de fevereiro de 2022
Horário: Às 11h
Deixe seu comentário