Governador se reúne com voluntários do Rally dos Mares que auxiliaram no regaste de vítimas das chuvas no Sul da Bahia


O governador Rui Costa se reuniu, nesta segunda-feira (31), na Governadoria, em Salvador, com diretores da competição de motos aquáticas ‘Rally dos Mares’, para agradecer o apoio dado por participantes do evento no resgate de centenas de pessoas desabrigadas pelas enchentes, durante as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia, em dezembro de 2021.

“Deixo meu agradecimento como governador, como cidadão baiano e como pai de família, pelo que todos os voluntários fizeram durante as enchentes, auxiliando nas ações de nossas forças de salvamento. Foi um trabalho fundamental, que salvou a vida de milhares de pessoas. As imagens dos salvamentos percorreram o Brasil inteiro, mostrando a força e o valor da solidariedade”.

De acordo com John Nascimento, um dos diretores do Rally dos Mares, cerca de 40 voluntários participaram das ações de salvamento em cidades como Itabuna e Dário Meira. “Foi um trabalho coletivo. Nós conseguimos mobilizar as motos aquáticas para atingir o máximo possível de pessoas, chegando mais rapidamente nos lugares de difícil acesso. Navegamos a noite inteira pelas ruas das cidades. Dessa forma, conseguimos dar aquele socorro imediato auxiliando o trabalho prestado pelo Corpo de Bombeiros”.

Secretário estadual de Turismo, Bricio Bacellar, o empresário Lucas Lopes, e o governador Rui Costa.

Também presente a reunião, o empresário Lucas Lopes, que fez um dos resgates emocionantes de um idoso com água no pescoço, e com a casa submersa em Itabuna. A imagem viralizou passando em rede nacional o ato heróico de ajuda ao próximo.

Competição

A primeira edição do Rally dos Mares foi realizada em 2015. Ao longo dos anos, a competição ganhou amplitude nacional com prospecção internacional e se tornou a maior em navegação de mar aberto do mundo. Mais de 100 pilotos participam do evento, que percorre 400 quilômetros pelo litoral baiano, com largada na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, passando por Morro de São Paulo, Barra Grande, Península de Maraú e Itacaré.

Repórter: Tácio Santos.