Barragem sangra em Guanambi depois de 30 anos e prefeitura alerta população ribeirinha


Transbordamento da Barragem não era visto desde 1992. Imagem Redes Sociais.

A barragem de Ceraíma, que fica na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, sangrou na madrugada deste domingo (9) após cerca de 30 anos.

O Grupo de Trabalho formado por todas as secretarias municipais, comando do 17º BPM, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, INEMA, Codevasf monitoram os regimes das chuvas e suas previsões, planejaram ações como comunicado aos moradores da área mapeada pela equipe técnica.

Desde as primeiras horas da madrugada, membros do Grupo de Trabalho monitoram os níveis das águas que descem para bairros da zona urbana.

De acordo com o coordenador de segurança de barragens da Codevasf, o hidrólogo Sérgio Farias garantiu que neste momento não há o risco de a barragem de Ceraíma romper e causar grande impacto de destruição na cidade. O que poderá acontecer, após cerca de 30 a 40 mm de chuvas, é a água da barragem verter lateralmente, ou seja, sangrar, afirmou após reunião com o GT na última quinta-feira (6), o que acabou se confirmando.

Como caráter preventivo, a Prefeitura de Guanambi por meio da Secretaria de Infraestrutura já deixou à disposição dos moradores das áreas em alerta, caminhões e equipes para realização de mudanças. Em caso extremo que resulte em famílias deixarem seus lares, essas não ficarão desabrigadas, pois escolas municipais também já estão prontas e equipadas para recebê-las e dar todo suporte necessário, além de carros e ônibus já estarem de prontidão para transporte de possíveis desabrigados.

Vídeo: