Itabuna: Ponte do Marabá será reaberta na segunda-feira com limitador de altura


O barulho de ferramentas e movimentação dos engenheiros e operários na manhã desta sexta-feira, dia 7, surpreendeu a quem passava na ponte Miguel Calmon, que liga o centro de Itabuna aos bairros Góes Calmon, Conceição e São Caetano, além do Shopping Jequitibá. Era um claro sinal de que já na segunda-feira, a ponte voltará normalmente com o tráfego de veículos de passeio, mas passará a contar com um limitador de altura.

Conhecida popularmente como Ponte do Marabá, ela está interditada há 15 dias devido à cheia do Rio Cachoeira que danificou parte do guarda-corpo, com reflexos nas estruturas. Por isso, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo vem realizando vistorias constantes nela e na ponte Lacerda, de acesso ao São Caetano, reconstituindo os guarda-corpos e desenvolvendo reparos necessários.

O titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, disse que com a sinalização indicativa, veículos pesados, a exemplo de ônibus e caminhões, não podem utilizar aquela estrutura. “Pedimos que as pessoas se atentem a isso. Vamos continuar os estudos, porque são pontes que existem há mais de cinquenta anos”, informou.

Segundo Almir Jr, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo está no processo de contratação de uma empresa especializada, para fazer uma análise mais detalhada nas duas pontes que ficaram submersas com a cheia do rio e sob forte pressão da correnteza.

“O nosso objetivo é trazer segurança para a população. Dessa forma, uma empresa especializada fará o estudo para verificar se haverá necessidade de um reforço estrutural dessas pontes, simultaneamente estamos desenvolvendo projeto para buscar recursos e viabilizar a construção de novas pontes ligando o centro as zonas sul, sudeste e leste da cidade”, concluiu.