Rui anuncia projeto de lei para criação de linha de crédito aos comerciantes atingidos pelas chuvas e tarifa social na conta de água


Comerciantes que tiveram seus negócios destruídos pelas fortes chuvas que atingiram os municípios do Sul e Extremo Sul baianos terão uma linha de crédito de até R$ 150 mil para reconstruírem seus estabelecimentos. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (13), após reunião com secretários estaduais, na Governadoria, em Salvador. O projeto de lei com a proposta será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), contemplando também outras medidas de apoio e socorro às vitimas das enchentes, como a cobrança de tarifa mínima no pagamento da conta de água e recursos para a construção e o reparo de casas.

Rui explicou que a linha especial oferecerá crédito de até R$ 150 mil, sem juros, com pagamento após 12 meses, divididos em 36 parcelas. Para quem precisar de recursos acima desse valor, será cobrada uma taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Ele também informou que um posto avançado da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia) será montado, a partir de quarta-feira (15), na cidade de Medeiros Neto, para recepcionar os comerciantes atingidos e facilitar o acesso ao crédito. Após a solicitação, uma equipe técnica vai inspecionar o local e liberar o recurso para o comerciante.

O governador contou que o projeto de lei prevê parcerias com os municípios atingidos para a reconstrução de casas afetadas e incluirá ainda a tarifa social da cobrança de água durante esse mês para todas as residências e os comerciantes das ruas que foram alagadas. O cadastramento será feito pelas prefeituras e pela Defesa Civil.