A força-tarefa da Prefeitura de Ilhéus segue atuando nas áreas críticas da cidade. Desde a última quinta-feira (9), as equipes da Defesa Civil, em parceria com secretarias e diversas instituições, trabalham na retirada das famílias afetadas pelas chuvas para os pontos de apoio disponibilizados pelo Município.
Com a previsão de chuvas até a próxima segunda-feira (13), conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os agentes ficarão de prontidão 24 horas para prestar assistência aos moradores e prevenir novos acidentes.
De acordo com a Administração Municipal, 15 escolas espalhadas pela cidade servem como ponto de apoio para receber as famílias desalojadas. A Defesa Civil alerta para o perigo de permanecerem nas casas que estão localizadas em áreas de risco e orienta as famílias a procurarem abrigo nas escolas.
A Prefeitura continuará de plantão para garantir a segurança e tranquilidade da população. As atenções devem ser redobradas quanto a inundações, alagamentos, deslizamento e escoamento de terras, principalmente em altos, morros e terrenos de encostas. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para os números: (73) 98836-2753 ou (73) 99907-2418.
O monitoramento de todas as áreas vem sendo realizado pelo Comitê Operacional instituído pelo prefeito Mário Alexandre. As famílias desabrigadas já começaram a receber apoio, por meio de doações e ações das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Educação.
A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) e a Secretaria de Ordem Pública são responsáveis por recuperar o tráfego em locais interditados. As equipes das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura estão nas ruas para realizar a limpeza com retirada de árvores caídas, entre outros serviços. Contudo, todas as secretarias vêm trabalhando conjuntamente para atender a população afetada.
Doações – Devido às constantes chuvas, muitas pessoas perderam móveis, utensílios, alimentos ou tiveram que deixar suas casas. Para dar assistência às famílias, todos podem realizar doações de roupas, colchões, cobertores, alimentos, produtos de higiene e limpeza, água potável, entre outros itens.
Confira os pontos de apoio e de entrega dos itens
– Zona Sul
– Escola Municipal Nossa Senhora da Vitória
– Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro
– Centro Educativo Fé e Alegria
Zona Norte
– Escola Estadual Paulo Américo de Oliveira
– Escola Municipal Odete Salma
– Escola Municipal do Iguape
– Escola Municipal Batista Nova Jerusalém
– Escola Municipal Batista Memorial
– Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Centro
– Escola Municipal Heitor Dias
– IME Eusínio Lavigne
Teotônio Vilela
– Escola Municipal Professor Paulo Freire
– Escola Municipal Themístocles Andrade
– Associação de Moradores
Olivença
– Escola Municipal Sérgio Carneiro
Deixe seu comentário