SINDPOC denuncia irregularidades na DT de Candeias


Em visita realizada nesta terça-feira (7), o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) verificou que a 20ª Delegacia Territorial de Candeias está mau estado de conservação, com alta quantidade de veículos ocupando o pátio e servidores não concursados atuando na unidade.

Durante a incursão, Eustácio Lopes, presidente do SINDPOC, evidenciou que “a delegacia não oferece condições estruturais de trabalho e dignidade para o policial civil”, relatando que, durante períodos de chuva, a delegacia fica alagada. Lopes pontuou ainda a deterioração na área externa e a presença de mofo no interior da DT.

O abandono da unidade também foi percebido no acúmulo de carros e motos no pátio da delegacia, revelando a falta de amparo do Poder Judiciário na regulação dos veículos, o que prejudica a população.

A Delegacia Territorial de Candeias conta com o apoio de quatro funcionárias realocadas da Prefeitura. Entre elas, uma servidora da Secretaria de Segurança Pública da cidade há mais de 30 anos, que realiza funções de escrivã ad hoc na unidade, revelou que “teve época de ter somente um coordenador”, quando contou com apoio de colegas aposentadas para realizar o trabalho.

O SINDPOC cobra do Poder Judiciário a dissolução dos processos para descongestionar o pátio da DT de Candeias e do Governo do Estado o preenchimento de efetivo com servidores concursados, barrando a usurpação de função por parte de funcionários municipais que acabam sendo realocados de seus serviços em razão da ineficiência do Estado

Vídeo: